100%

Plenária apresenta ferramentas que podem ajudar na gestão local

Os prefeitos eleitos para o mandato 2017-2020 da região Nordeste que já estão em Brasília, para o Seminário Novos Gestores, tiveram a oportunidade de participar de debate sobre ferramentas inovadoras que podem ajudar na gestão local. Integrantes da equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e especialistas apresentaram alguns desses instrumentos, como por exemplo: Contabilidade, Consórcios intermunicipais, Rede Municipalista, Urbem e MuniCiência. 

A professora de Contabilidade Pública da Universidade de Brasília (UNB), Diana Lima, iniciou a plenária, na tarde desta quarta-feira, 9 de novembro, com algumas dicas para o processo de transição de mandato. Ela pontou algumas medidas importantes, e dentre elas ressaltou que é fundamental solicitar relatórios contábeis, patrimoniais e de execução do orçamento ao atual gestor. Já a consultora da CNM, Joanni Hendrichs, falou sobre consórcios públicos intermunicipais. Ela destacou que essas instituições de personalidade jurídica e de caráter público podem ajudar a solucionar problemas comuns de Municípios de determinada região. 

A Rede Municipalista que é a nova estratégia da CNM para ampliar e facilitar o canal de comunicação e interação entre a entidade municipalista, os gestores e a comunidade foi apresentada pelo consultor, Maurício Zanin. Além de ter mostrado como funcionará a rede e como os prefeitos fazem para participar dessa nova modalidade de atuação, Zanin relatou por quais meios essa comunicação deve ocorrer e quais os tipos de informações devem ser repassadas, inclusive as consideradas de urgência, como projetos com impacto nos Municípios a pauta de votação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

Capacitação
Cursos de capacitações para os integrantes da Rede estão previstos, e devem promover melhorias na gestão, segundo informou o consultor da Confederação. Na mesma ideologia de compartimento de informações e de busca por melhorias nas administrações municipais, o projeto MuniCiência foi detalhado pelo consultora, Márcia Joppert. "Tudo o que é feito no Município de inovador e de boa prática deve ser visto como ciência. Tem de ser observado, pesquisado, registrado e disseminado", informou. 

De acordo com Márcia, o objetivo do MuniCiência é, justamente, descobrir onde estão acontecendo essa inovações para compartilhar com os demais gestores, por meio de uma plataforma digital. Ainda dentro do assunto de inovações tecnologistas, o Urbem - um software de gestão governamental gratuito - foi abordado. O consultor, Ronaldo Antoni, informou aos prefeitos, participantes da plenária, que a ferramenta concede as Prefeituras o poder das informações, de fato. O Urbem também é uma forma de promover a modernização da gestão e o cumprimento de determinações legais, inclusive da Lei da Transferência. 

Participantes
Diversos prefeitos tiveram a oportunidade de sanar dúvidas. Dentre as perguntas apresentadas aos especialistas, os prefeitos buscaram mais orientações contábeis e informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Eles também apresentaram dúvidas sobre consórcios e Urbem. O prefeito de Grajaú (MA), Mereceu Arruda, foi um deles, antes, porém, elogiou o trabalho desenvolvido pela Confederação. "Estou surpreso com o crescimento que a CNM conquistou nos últimos quatro anos", declarou.



Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Ponto Facultativo
Ponto Facultativo

A mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pedras Altas estabelece Ponto Facultativo no dia 18 de abril de 2019 no período da tarde, em virtude do Feriado do dia 19 de abril sexta-feira Santa, conforme a Resolução de Mesa nº 6/2019.

Convite para Audiência Pública
Convite para Audiência Pública

O Presidente da Câmara  Municipal de Pedras Altas, no uso de suas atribuições legais, tem a honra de convidar a população em geral para participar da Audiência Pública que será realizada no dia 22/04/2019 (Segunda-feira) às 17:30 horas,  para debates, alternativas e soluções para amenizar as interrupções nos fornecimentos de energia elétrica e abastecimento de água no Município de Pedras Altas. 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

   O Presidente do Poder Legislativo de Pedras Altas, Vereador José Volnei da Silva Oliveira, convoca todos os vereadores para sessão extraordinária no período de 4 de abril de 2019 a 8 de abril de 2019, conforme solicitado pelo Sr. Prefeito Municipal, através da Mensagem nº 25/2019 que encaminhou os Projetos de Lei Ordinária nº 1.467/2019, 1468/2019, anexos.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Poder Legislativo de Pedras Altas, em atendimento a solicitação do Sr. Prefeito Municipal, convocou os vereadores para sessão extraordinária no período 28 de março de 2019 a 1º de abril de 2019, para apreciação dos Projetos de Lei Ordinária nº 1.462, 1.463 e 1.464/2019.